Há que alimentar a mente para que esta se mantenha saudável.
O stress do dia a dia, a vida familiar, as exigências profissionais fazem com que, por vezes ocorra um certo esgotamento psicológico. Sentimos necessidade de descontrair, carregar baterias.
Fica a sugestão, destino: Serra do Açor, Aldeias de Xisto, como Piodão e Foz da Égua. Locais de pura beleza natural, magia e encantamento.
Piodão, vista de uma rua |
Foz d'Égua |
08/02/2015
Programa Nacional de Vacinação 2014
Fonte: Diário da República, 2.ª série — N.º 186, de 26 de setembro de 2014 |
O Diário da República de Portugal, 2.ª série — N.º 186, datado de 26 de setembro de 2014 veio alterar o Plano nacional de Vacinação. Basicamente alterou a idade em que é administrada a vacina contra infeções por Vírus do Papiloma Humano (HPV), (vulgarmente apelidada de vacina do Cancro do Colo do Útero/HPV) e o número de doses a administrar.
A vacina contra infeções por Vírus do Papiloma Humano (HPV) faz parte do PNV desde outubro de 2008. A administração desta vacina era recomendada aos 13 anos, apenas a raparigas, num esquema de 3 doses (0, 2 e 6 meses). Presentemente, a empresa detentora de Autorização de introdução no Mercado (AIM) da vacina que tem sido utilizada no âmbito do PNV, apresentou alterações ao Resumo das Características do Medicamento (RCM), nomeadamente relativamente à sua posologia, passando a ser administrada a indivíduos dos 9 aos 13 anos (inclusive), de acordo com um esquema de 2 doses, com intervalo de 6 meses entre cada dose.
A vacinação com a vacina HPV pode ser completada gratuitamente com a administração da dose em falta, até aos 25 anos de idade inclusive.
Esta medida vem trazer alterações ao PNV que se encontrava em vigor desde 7 de dezembro de 2011.
Fonte: YouTube, (https://www.youtube.com/watch?v=MiIZlSNAu0E)