quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Plano Nacional de Vacinação em vigor desde janeiro de 2017.

PNV 2017

A atualização do Programa Nacional de Vacinação (PNV) 2017, aprovada pelo Despacho n.º 10441/2016 do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, de 9 de agosto de 2016 e publicado no Diário da República, 2ª série, nº 159, de 19 de agosto de 2016, entra em vigor em janeiro de 2017. Este vem revogar o(s) PNV publicado(s) anteriormente.
Âmbito do PNV 2017 O PNV aplica-se,. gratuitamente, a todas as pessoas presentes em Portugal. Recomendam-se diferentes esquemas vacinais gerais, em função da idade e do estado vacinal anterior e ainda esquemas vacinais específicos para grupos de risco ou em circunstâncias especiais:

  •   Com menos de 18 anos de idade, a todas as pessoas, recomendam-se 11 vacinas: contra hepatite B, difteria, tétano, tosse convulsa, poliomielite, doença invasiva por Haemophilus influenzae do serotipo b, infeções por Streptococcus pneumoniae (13 serotipos), doença invasiva por Neisseria meningitidis do grupo C, sarampo, parotidite epidémica e rubéola. Às raparigas, recomenda-se ainda a vacina contra infeções por vírus do Papiloma humano; 
  •  Durante toda a vida recomendam-se as vacinas: contra tétano e difteria. Dependendo do número de doses anteriores, da idade e do risco acrescido, recomendam-se também, durante toda a vida, as vacinas contra sarampo, rubéola e poliomielite; 
  •  Às grávidas, em cada gravidez, recomenda-se uma dose da vacina contra a tosse convulsa; 
  •  A outros grupos com risco acrescido, para determinadas doenças, recomendam-se ainda as vacinas: contra tuberculose, infeções por Streptococcus pneumoniae (23 serotipos) e doença invasiva por Neisseria meningitidis do grupo B e outras. 
     Quadro 1: Plano Nacional de Vacinação, esquema recomendado.
(Fonte: file:///C:/Users/admin/Downloads/i023200.pdf )

Sem comentários:

Enviar um comentário